»

Jan
24

RFID, o que é?

Vamos falar de RFID, que vem do Radio Frequency IDentication, significa Identificação por Rádio Frequência. Basicamente é um sistema que utiliza a transmissão de ondas de rádio para realizar comunicação de um dispositivo que contenha informações para realizar liberações de acesso ou leitura de dados deste dispositivos.

Etiqueta eletrônica RFID

Etiqueta eletrônica RFID

É amplamente utilizado nas sistemas de controle de acesso de pedestres, acesso de veículos, sistemas de transportes (bilhete único), rastreamento de animais, área de logística e informações de preço (etiqueta eletrônica).
Para que o sistema seja operacional, de um lado deverá ter uma tag, onde o mesmo irá possuir um número de identificação ou as informações que deverão ser transmitidas e do outro lado uma antena que irá realizar a leitura destes dados. A antena poderá estar conectada à uma placa controladora em sistemas de controle de acesso, PDA´s em sistemas de logísticas ou em automação comercial que será responsável ler a informação e armazenar ou tomar a decisão do sistema.
A frequência utilizada nestes sistema pode varia de 125 KHz a 13,56 MHz. O mais comum é o de 125 KHz que compreende todos os cartões de proximidade, etiquetas eletrônicas, chip´s para rastreamento de animais. A distência máxima de leitura é de 1 metro. Já a frequência de 13,56 MHz é utilizado nas tecnologias MIFARE que pode realizar leitura e escrita no cartão. Um exemplo clássico é o bilhete único utilizado no sistema de transporte na cidade de São Paulo. A distância de leitura normalmente é de 5 cm. Existe ainda os tag´s passivos que funcionam na frequência de 900-928 MHz que conseguem ser lidos a um distância de até 5 metros. Em sistemas onde o tag é ativo, ou seja, existe uma bateria para aumentar a potência de transmissão, estas distâncias podem chegar a 70 metros.

No rastreamento de animais, o chip é implantado sob a pele só podendo ser retirado com uma micro cirurgia. Já estão utilizando estes implantes de chips em humanos também.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>